sábado, 24 de setembro de 2011

Refluxo Gastroesofáfico

 Por Dr. Fábio Viana
 Pediatra - CRM 14125
           O Refluxo Gastroesofágico é um problema comum nos primeiros meses de vida e geralmente se manifesta por regurgitações freqüentes e em grande quantidade.
            Durante o processo de digestão normal, os alimentos são mastigados e deglutidos e em seguida chegam ao estômago através do esôfago. Quando ocorre o refluxo gastroesofágico, os alimentos retornam do estômago ao esôfago ou à boca, ocorrendo a regurgitação (golfo). Esta alteração pode ser normal nos bebês, já que seu sistema digestivo ainda não está totalmente amadurecido.
            Os sintomas mais comuns são golfos frequentes e em grande quantidade, tosse e choro irritado. Em alguns casos podem também aparecer anemia e dificuldade de ganhar peso. O diagnóstico é dado a partir dos sintomas do paciente e em alguns casos podem ser necessários exames de imagem (Ultrassonografia com pesquisa de refluxo gastroesofágico ou cintilografia).
            Geralmente, não há necessidade de tratamento específico, já que o RGE tende a melhorar à medida que o bebê cresce e seu sistema digestivo amadurece. Porém, é sempre necessário o acompanhamento mensal com o Pediatra já que em alguns casos pode ser preciso o uso de medicações para melhorar os sintomas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário