quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Cárie Precoce na Infância

Por Dra. Mirella Tavares
Especialista em odontopediatria pela FOP-UPE
CRO-PE 6821

A cárie precoce na infância é uma forma aguda da doença cárie que acomete os dentes decíduos (dentes de leite), atribuída ao uso irrestrito e prolongado de mamadeira contendo leite, suco de fruta ou água açucarada, amamentação pelo peito, calmantes adoçados com açúcar ou mel, uso frequente de chupetas adocicadas e de medicamentos com açúcar. Todos esses fatores tem como coadjuvante a ausência da escovação/limpeza.
É caracterizada pelo desenvolvimento rápido, compromete vários dentes e ocorre em superfícies dentárias consideradas de baixo risco à cárie.Trata-se de uma condição dolorosa, debilitante e a criança pode apresentar dificuldade para se alimentar.
O tratamento é dispendioso, demorado e estressante tanto para a criança quanto para os pais. Embora seja difícil o tratamento, a cárie precoce na infância pode ser prevenida através da eliminação e/ou controle dos fatores de risco: suspensão da alimentação noturna, diminuição do consumo de açúcar e higienização dos dentes.
A limpeza da boca pode ser realizada com gaze ou fralda, antes do aparecimento dos primeiros dentinhos. Além de tornar o campo mais limpo, a criança de acostuma com a manipulação de sua boca. E à medida que os dentes vão erupcionando, deve-se começar o uso da escova com pequena quantidade de creme dental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário